segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Convidados ilustres nesta 4a edição do Ciclos

Na próxima quarta-feira, dia 05, teremos um encontro com ilustres participações. O formato segue o mesmo da 3a edição com 4 blocos: convidados apresentam, debatedores fazem perguntas a convidados, convidados perguntam entre si e platéia debate. Confira!

Convidados


João Carlos Sampaio @jcsampaio
Foto: Agnes Cajaíba
Jornalista e Crítico de cinema. Natural de Aratuípe-BA. Pesquisador que atua na análise fílmica há 18 anos, escrevendo para jornais, revistas e sites de vários Estados brasileiros; além de fazer comentários sobre cinema para programas de televisão e rádio. Colabora com a difusão do cinema brasileiro, participando de atividades cineclubistas, colaborando na implementação de projetos formadores de cineclubes. Atua ainda como consultor de programação, participando da seleção de filmes, tendo integrado júris de alguns dos principais festivais brasileiros, incluindo o de seleção de candidato brasileiro ao Oscar.  Trabalha também como curador de festivais, palestrante em seminários e ministrando cursos de cinema.


Hagamenon Brito

Jornalista baiano graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), começou a carreira profissional no jornal A Tarde, nos anos 80, quando criou o termo "axé music", e já colaborou com publicações como Veja Bahia, Bizz (SP), Showbizz (SP) e Palavra (MG). Com artigos publicados na revista Latin American Music Review (Universidade do Texas, EUA); no Jornal do Brasil; e no Dicionário Cravo Albim de MPB, atualmente é crítico de música, colunista e editor de cultura do CORREIO*, no site do qual mantém o blog Pop Head. Também é editor responsável do suplemento semanal Guia CORREIO*.

Antonio Marcos Pereira @antoniomarcos


Doutor em Letras pela UFMG, professor no Departamento de Letras Vernáculas da UFBA desde 2007 e colaborador do caderno Prosa e Verso de O Globo. Em 2008 foi distinguido com o prêmio do projeto Rumos Itaú Cultural na Carteira de Crítica Literária por sua pesquisa a respeito da produção crítica de Bernardo Carvalho.


Debatedores


André Setaro @andresetaro
Deu início à sua carreira de comentarista cinematográfico em agosto de 1974 (há, portanto, 36 anos) com uma coluna diária no jornal soteropolitano Tribuna da Bahia, onde escreve, toda quinta, até os dias atuais. Já publicou diversos artigos em outros jornais e revistas. Autor de verbetes da Enciclopédia do Cinema Brasileiro (editada pelo SENAI),  e organizada por Fernão Ramos e Luiz Felipe Miranda. É professor adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (desde abril de 1979), onde leciona disciplinas da área do audiovisual. Recentemente lançou Escritos sobre cinema - Trilogia de um tempo perdido (3 volumes), editado pela Edufba em parceria com a Azougue. Tem uma coluna sobre cinema na revista eletrônica Terra Magazine (confira a última) e o Setaro' Blog.


Rachel Lima

Pós-doutorado na Universidade Paris XIII, Doutorado em Estudos Literários/Literatura Comparada (1997) na Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Estudos Literários/Literatura Brasileira (1987), também na UFMG. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal da Bahia, atuando no curso de Graduação em Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística e no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade. Desenvolve investigações nas seguintes linhas de pesquisa: Documentos da memória cultural, Teorias e crítica da literatura e da cultura, Cultura e Identidade. Seus trabalhos focalizam, principalmente, o estudo das teorias críticas da Literatura Comparada, a crítica literária e cultural brasileira e latino-americana, as representações do trabalho intelectual, os discursos memorialísticos e autobiográficos e a análise das narrativas da modernidade e da pós-modernidade

Messias Bandeira @audiosfera

Músico, Jornalista e Professor. É Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea e Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia. É produtor cultural e lida com temas relacionados a Música Online, Cultura Digital, Copyright e Tecnologias Intelectuais. Coordena o grupo de pesquisa e rede social “Audiosfera", sendo um dos articuladores da implantação da Universidade da Cultura Livre. Lançou, recentemente, o álbum "escrever-me, envelhecer-me, esquecer-me".  www.messias.art.br