domingo, 26 de junho de 2011

Jornalismo em Dispositivos Móveis

Nesta próxima quarta, 29, das 8h30 às 12h, ocorrerá a terceira edição do Ciclos de Jornalismo. Este foi o segundo tema mais votado em enquete realizada aqui no blog logo depois da primeira edição.

Um tema atual, desafiador, ainda muito pouco explorado pelo mercado baiano, mas que vem sendo discutido no mundo desde o final de 2010, o jornalismo para dispositivos móveis traz uma questão chave: uma nova vida, um renascimento pode ser realmente percebido para o fazer e para os produtos jornalísticos?

Discute-se o conceito de notícia, mudanças na rotina produtiva, o papel da instituição jornalística para dispositivos com características específicas como mobilidade, conexões com sistemas de localização, múltiplas funções, que implicam novas maneiras de consumo da informação.

Neste encontro, teremos três profissionais atuando no jornalismo digital, no marketing para dispositivos móveis e na compreensão de produtos jornalísticos para dispositivos móveis, como tablets e smartphones: Iloma Sales, coordenadora de mídias digitais de ATarde e também coordenadora do Ciclos de Jornalismo; Adelino Mont'Alverne, diretor da MalaguetaInterativa e Rodrigo Cunha, especialista em design gráfico e mestrando sobre revistas digitais para dispositivos móveis, autor do blog Papel Digital v.3.0. Em breve, um post para conhecê-los melhor.

Formato

Esta edição terá o mesmo formato da primeira, com três blocos: palestras; segundo bloco de perguntas sorteadas de um estudante de mestrado, uma professora e uma jornalista; e terceiro bloco com questões sorteadas entre os palestrantes. Depois, será aberto o debate. Mais informações sobre os debatedores, em breve aqui.


Referências para melhor compreender o tema

Vários pesquisadores têm trabalhado com este tema, como o professor Fernando Firmino da Universidade Federal da Paraíba, doutorando do PósCom Ufba e autor do blog jornalismomovel.blogspot.com

Para uma melhor compreensão do tema vale ainda a leitura de "Periodismo digital: convergencia, redes y móviles", recém lançado, acesso free.