quarta-feira, 21 de junho de 2017

Jornalistas relatam desafios da gestão de empresas jornalísticas


Os desafios da gestão de empresas jornalísticas estarão em pauta na próxima terça-feira, 27, durante a sexta edição do Ciclos de Jornalismo, evento que acontece às 9 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBa), em Ondina. Três gestores estarão reunidos para compartilhar suas experiências à frente de veículos de comunicação de diferentes áreas. São eles: Roberto Gazzi, diretor do Correio*, Ricardo Luzbel, fundador do site Bahia Notícias, e Flávio Gonçalves, diretor geral do IRDEB.
O evento é aberto ao público e será transmitido pelo Facebook, canal que estará aberto, inclusive, para receber perguntas. Cada palestrante terá cerca de 20 minutos para apresentar sua experiência e, em seguida, perguntas serão direcionadas por debatedores convidados e pela plateia. A primeira debatedora é a professora e pesquisadora Suzana Barbosa, do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom). 

Suzana é co-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (CNPq). Suas áreas de pesquisa são jornalismo em redes digitais, inovação no jornalismo, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística. O segundo debatedor é o estudante de jornalismo Victor Fonseca, fundador do site Cinesia Geek.  
PALESTRANTES Um dos convidados é o jornalista Roberto Gazzi, atual diretor do Correio*. Iniciou a carreira em 1979, sendo que 26 anos de experiência foram obtidos no Estado de S. Paulo, onde coordenou reformas gráficas e editoriais no jornal impresso e no site. Trabalhou também na Folha de S. Paulo e no Diário do Grande ABC. É formado pela Universidade Metodista de São Paulo e tem MBA em Gestão de Redações pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).
Outro palestrante é o fundador do site Bahia Notícias, Ricardo Luzbel, que também está à frente da Tudo FM e da RBN Digital, uma rádio em aplicativo. Formado em direito, é na área da comunicação que tem investido sua carreira: trabalhou na TV Itapoan entre 1984 e 2007, onde exerceu a função de gerente de operações, jornalismo e programação. Hoje, atua na área de entretenimentos com empresa Luzbel Empreendimentos.
O terceiro participante é o jornalista Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Com a experiência de quem conhece os desafios de lidar com a comunicação pública, Gonçalves é mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB). Trabalhou no gabinete da diretoria geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
 EVENTO – O Ciclos de Jornalismo é um projeto permanente do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR), organizado em parceria com alunos da graduação. À frente da iniciativa está a professora Lia Seixas. “O tema gestão de empresas jornalísticas está no foco da crise atual. Pode-se criar uma organização ou até ser uma 'organização'. A gestão de uma organização jornalística é um desafio hoje. Estão ocorrendo muitas mudanças, desde a produção até o consumo de notícia.”, afirmou.
A mediação do evento será feita pelo jornalista Eder Luis Santana, membro do NJOR e doutorando no PósCom. Esta é a sexta edição do Ciclos de Jornalismo. Nas edições anteriores foram discutidos os desafios de trabalhar com jornalismo fora da Bahia, as práticas do jornalismo cultural na Bahia e no Brasil, o uso dos dispositivos móveis no jornalismo, a importância do jornalista multimídia e o crescimento dos jornais populares em Salvador. Para saber mais, basta acessar http://ciclosdejornalismo.blogspot.com.br/.

SERVIÇO
Evento: Ciclos de Jornalismo
Tema: Gestão de empresas jornalísticas
Quando: 27 de junho, terça-feira, às 9 horas.

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa (Facom), em Ondina.

Nenhum comentário: