quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tudo pronto para começar o primeiro debate do Ciclos de Jornalismo

Faltam poucos minutos para o início do primeiro encontro do Ciclos de Jornalismo, que debaterá o Jornalismo Popular baiano. Já se encontram presentes no auditório da Faculdade de Comunicação de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, além do público, os representantes dos periódicos: Geraldo Melo do Jornal Metrópole, Paulo Leandro do Correio* e Paulo Oliveira do Jornal Massa!

“Tenho a expectativa de analisar se esse jornalismo popular dos jornais impressos da Bahia são realmente uma tática de acolher os leitores baianos ou só um plano financeiro” disse Heider Mustafá, 24 anos, jornalista da Band News FM, que chegou cedo para acompanhar o evento.

O debate será divido em três blocos. O primeiro os professores convidados Edson Dalmonte, Malu Fontes e Suzana Barbosa fazem perguntas aos jornalistas, no segundo Jornalista pergunta a jornalista e o terceiro com a intervenção do público.

O twitter do Ciclos de Jornalismo (http://twitter.com/ciclosdejor) terá constantes atualizações, inclusive com fotos da movimentação.   

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Primeiro evento do Ciclos tem formato de debate

O primeiro Ciclos de Jornalismo inaugura com um debate sobre jornalismo popular em três blocos. Depois de uma breve apresentação dos jornalistas, os professores convidados Edson Dalmonte, Malu Fontes e Suzana Barbosa fazem perguntas aos jornalistas. Cada professor fará pergunta a um jornalista escolhido por sorteio.

O segundo bloco é o momento em que os jornalistas podem conversar e debater com os colegas. Jornalista pergunta a jornalista, também através de sorteio. Haverá tempo para pergunta, resposta, réplica e tréplica.

No terceiro e maior bloco, teremos a participação do público. Esta é a hora de perguntar, de comentar, de retomar uma questão, tirar uma dúvida, fazer uma provocação saudável, analisar.

Participe!

Conheça os professores convidados

Edson Dalmonte | Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia.

Temas de  interesse: Webjornalismo, contrato de comunicação, teorias da comunicação, análise do discurso e comunicação e ética.

Malu Fontes | Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia-Ufba (2004). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1999) e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1989). É professora adjunta  e chefe do Departamento de Comunicação da Facom-Ufba. Articulista e Colaboradora free-lancer da Rádio Metrópole FM (101,3/Salvador), jornal A Tarde (Salvador-BA); e comentarista da TV Educativa da Bahia, Irdeb.

Temas de interesse: Comunicação e Cultura; Comunicação e Gênero; Jornalismo Impresso; Corpo e Cultura; Bioética; Mídia; Saúde e Mediatização das Ciências da Saúde; Telejornalismo.

Suzana Barbosa | Doutora (2007) a e mestre (2002) em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela Universidade Federal da Bahia-Ufba. Com pós-doutrado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008). É professora do Departamento de Comunicação (Jornalismo) da Ufba. Integra o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJol/Ufba) e a rede de pesquisa do projeto de cooperação internacional Jornalismo na Internet: Um estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha (Capes/DGU 140/07). Como jornalista, trabalhou como repórter, colunista e subeditora em jornais de Salvador, em web sites jornalísticos e em assessorias de comunicação. Também atuou como jornalista free-lancer para jornais, revistas e publicações especializadas.

Temas de interesse: Jornalismo Digital/Hipermídia e Impresso.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornal Popular: por que cresce na Bahia?

Com esse tema, começa na próxima quinta-feira (28), das 9 às 12h, no auditório da Facom/Ufba, o primeiro encontro do Ciclos.

Como convidados teremos os jornalistas Paulo Leandro, secretário de redação do jornal Correio*; Paulo Oliveira, secretário de redação do A TARDE e um dos responsáveis pelo jornal popular Massa!, recentemente lançado; e Geraldo Melo, editor de imagem do Jornal da Metrópole.

Para completar o debate, estarão presentes três professores: Suzana Barbosa, Malu Fontes e Edson Dalmonte.

O formato: professores perguntam a jornalistas - jornalistas perguntam a jornalistas - público pergunta a jornalistas.

Breve currículo dos jornalistas convidados:

Geraldo Melo - Jornal Metrópole

Editor de Fotografia do Jornal da Metrópole. É professor da Faculdade da Cidade, em Salvador. Possui três livros publicados, 15 documentários e cinco exposições individuais. Já atuou nos jornais Rolling Stones, Última Hora, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo. Bacharel em História da Arte pela UERJ (1972).


Paulo Leandro - Correio*

Paulo Roberto Leandro, secretário de redação do CORREIO*, integra a equipe responsável pela reforma do jornal. Professor de edição em jornalismo impresso da faculdade Estácio/FIB e doutorando em Cultura e Sociedade pela Ufba com pesquisa sobre a interpretação da torcida de futebol nas páginas de esporte. Começou como revisor no Jornal da Bahia em 1984 e tem 26 anos de produção contínua em jornalismo impresso: trabalhou em todos os jornais baianos de grande circulação, incluindo os extintos; foi repórter da sucursal do Estadão e editor da Gazeta Mercantil, entre outras atividades. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba, desenvolve carreira docente, iniciada como professor-substituto da Facom em 2002. Também ensinou jornalismo na Unijorge, FTC, FSBA e Católica.

Paulo Oliveira - Massa!

Secretário de Redação e supervisor editorial do projeto do jornal popular Massa! do Grupo A TARDE. Participou do processo de criação e de redesenho de dois outros jornais populares (A Notícia (RJ) e Hoje (CE)), com passagem pela revista Veja e jornais como o Jornal do Brasil, O Dia, O Povo, entre outros. Pós-graduado em Jornalismo pela Universidade Cândido Mendes- Rio, com o tema Jornais populares; graduado em jornalismo pelo Centro Unificado Profissional (CUP-RJ)/Faculdade da Cidade.

Participe e convide seus amigos! Siga-nos em @ciclosdejor.