segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornal Popular: por que cresce na Bahia?

Com esse tema, começa na próxima quinta-feira (28), das 9 às 12h, no auditório da Facom/Ufba, o primeiro encontro do Ciclos.

Como convidados teremos os jornalistas Paulo Leandro, secretário de redação do jornal Correio*; Paulo Oliveira, secretário de redação do A TARDE e um dos responsáveis pelo jornal popular Massa!, recentemente lançado; e Geraldo Melo, editor de imagem do Jornal da Metrópole.

Para completar o debate, estarão presentes três professores: Suzana Barbosa, Malu Fontes e Edson Dalmonte.

O formato: professores perguntam a jornalistas - jornalistas perguntam a jornalistas - público pergunta a jornalistas.

Breve currículo dos jornalistas convidados:

Geraldo Melo - Jornal Metrópole

Editor de Fotografia do Jornal da Metrópole. É professor da Faculdade da Cidade, em Salvador. Possui três livros publicados, 15 documentários e cinco exposições individuais. Já atuou nos jornais Rolling Stones, Última Hora, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo. Bacharel em História da Arte pela UERJ (1972).


Paulo Leandro - Correio*

Paulo Roberto Leandro, secretário de redação do CORREIO*, integra a equipe responsável pela reforma do jornal. Professor de edição em jornalismo impresso da faculdade Estácio/FIB e doutorando em Cultura e Sociedade pela Ufba com pesquisa sobre a interpretação da torcida de futebol nas páginas de esporte. Começou como revisor no Jornal da Bahia em 1984 e tem 26 anos de produção contínua em jornalismo impresso: trabalhou em todos os jornais baianos de grande circulação, incluindo os extintos; foi repórter da sucursal do Estadão e editor da Gazeta Mercantil, entre outras atividades. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Ufba, desenvolve carreira docente, iniciada como professor-substituto da Facom em 2002. Também ensinou jornalismo na Unijorge, FTC, FSBA e Católica.

Paulo Oliveira - Massa!

Secretário de Redação e supervisor editorial do projeto do jornal popular Massa! do Grupo A TARDE. Participou do processo de criação e de redesenho de dois outros jornais populares (A Notícia (RJ) e Hoje (CE)), com passagem pela revista Veja e jornais como o Jornal do Brasil, O Dia, O Povo, entre outros. Pós-graduado em Jornalismo pela Universidade Cândido Mendes- Rio, com o tema Jornais populares; graduado em jornalismo pelo Centro Unificado Profissional (CUP-RJ)/Faculdade da Cidade.

Participe e convide seus amigos! Siga-nos em @ciclosdejor.