Os desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham com
comunicação estratégica serão debatidos na próxima sexta-feira,
13, durante a 7ª edição do Ciclos de Jornalismo, evento que
acontece pela primeira vez na Universidade Federal do Recôncavo
(UFRB). Três palestrantes foram convidados para discutir o tema a
partir de diferentes experiências no mercado de trabalho e das novas
práticas diante da revolução digital. A mesa redonda será no
auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), às 9
horas, no campus da UFRB em Cachoeira.
Estão confirmados na mesa redonda a jornalista Monique Melo, empresária da comunicação corporativa há mais de 20 anos e fundadora da empresa Texto & Cia, o jornalista Carlos Prates, editor-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, e o diretor de assessoria de imprensa da Pipa Comunicação, Pietro Raña. “Nossa meta é reunir profissionais com visões distintas diante da prática da comunicação estratégica, algo que tende a ser enriquecedor para os estudantes da área”, comentou a professora Leila Nogueira.
A temática do evento foi escolhida após alunos do curso de comunicação da UFRB sinalizarem a necessidade de discutir as nuances desse mercado e as mudanças sintonizadas com as novas ferramentas digitais. Cada palestrante terá até 20 minutos para apresentar relatos da vivência profissional. Em seguida, respondem perguntas de dois debatedores convidados: a coordenadora do curso de publicidade e propaganda da UFRB, Juciara Maria Nogueira, e o estudante de jornalismo Bruno Leite, integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo.
EVENTO – O Ciclos de Jornalismo é planejado pelos integrantes do Núcleo de Estudos em Jornalismo (Njor), grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). “Neste semestre, foi possível ampliar o diálogo entre UFBA e UFRB, uma medida pensada e executada com o objetivo de contribuir na formação dos futuros profissionais da comunicação”, comentou a coordenadora do Njor e professora do PósCom, Lia Seixas.
A mediação do evento será feita pelo jornalista Eder Luis Santana, membro do NJOR e doutorando no PósCom. Esta é a sétima edição do Ciclos de Jornalismo. Nas edições anteriores, que aconteceram no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom/UFBa), foram discutidas as seguintes temáticas: as práticas do jornalismo cultural, o uso dos dispositivos móveis no jornalismo, a importância do jornalista multimídia, o crescimento dos jornais populares, a experiência no mercado fora da Bahia e a gestão de empresas jornalística.
Palestrantes
Monique Melo
Monique é empresária da Comunicação Corporativa há mais de 20 anos. Jornalista, tem ampla experiência em jornal, tv, assessoria de imprensa e gerenciamento de crise. Fundou a Texto & Cia em 1995.
Pietro Raña
Pietro está à frente da direção de assessoria de imprensa da PiPa Comunicação Integrada. Um dos focos da empresa é assessoria de artistas e personalidades. Já desenvolveu atividades com celebridades como Anitta, Jota Quest, dentre outros. Sua experiência inclui passagens pela TV Band (Programa Michelle Marie Convida), Band São Paulo (produção do Band Folia Nacional) e TVE Bahia, onde exerceu funções de repórter, editor, coordenador e chefe de redação.
Carlos Prates
Carlos é editor-chefe da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. Jornalista formado pelo Centro Universitário Jorge Amado e pós-graduado em Comunicação Corporativa pela Universidade Católica do Salvador.
Conheça os debatedores
Os debatedores fazem apenas uma pergunta aos três convidados ou uma para cada convidado depois da apresentação. Sempre uma professora especialista no assunto e um estudante interessado:
Juciara Maria Nogueira
Tendo atuado como designer e fotojornalista, durante 12 anos foi proprietária da agência Voga Marketing & Propaganda, pioneira do ramo em Santo Antônio de Jesus e região. É pós doutora e atualmente coordena o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, instituição da qual é professora adjunta.
Bruno Leite
Estudante de jornalismo (UFRB) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Científica, Gênero e Jornalismo, Bruno coordena a equipe de cobertura na UFRB. Possui experiência como redator de conteúdo online e como produtor e repórter no âmbito telejornalístico.
Parceria UFBA e UFRB
As coordenações são das professoras Lia Seixas, pela Facom-UFBA, e Leila Nogueira, pelo CAHL_UFRB. A mediação do evento será feita pelo jornalista Eder Luis Santana, membro do NJOR e doutorando no PósCom. O trabalho de produção é dos estudantes de jornalismo das duas faculdades.
SERVIÇO
Evento: Ciclos de Jornalismo
Tema: Comunicação Estratégica
Quando: 13 de julho | sexta-feira | às 9 h
Onde: Auditório do CAHL - UFRB - Cachoeira - BA
Evento: Ciclos de Jornalismo
Tema: Comunicação Estratégica
Quando: 13 de julho | sexta-feira | às 9 h
Onde: Auditório do CAHL - UFRB - Cachoeira - BA