terça-feira, 26 de abril de 2011

Conheça os convidados da 2ª edição do Ciclos

Daniel Senna | Agecom
Graduado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia, antiga FIB. Atuou na BandBahia, Rádio Educadora FM, no Irdeb - Instituto de Rádio Difusão educativa da Bahia, TV Educativa, TV Aratu - SBT. Atualmente integra a equipe da Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia, onde exerce a função de repórter multimídia.

Giácomo Mancini | G1/Bahia
Jornalista
Começou na RBTV em Pelotas. Foi correspondente do jornal Zero Hora. Repórter de economia da Rádio Gaúcha. Repórter Especial da RBTV Porto Alegre. Repórter da TV Globo no Rio de Janeiro. Repórter da Rede Globo desde 1982. Na Bahia, atua como repórter especial desde 1997. Como gerente de jornalismo da Rede Bahia desde maio de 2009

Felipe Barbalho | A TARDE On Line
Jornalista formado pela Escola de Comunicação da UFRJ em 1999, trabalha com produção de conteúdo multimídia há 13 anos. Nesse período, passou pelas funções de redator, editor, chefe de reportagem e coordenador. Ganhou um Top 3 e um Top 5 do prêmio IBest, o Oscar da internet brasileira entre 1996 e 2008, quando ainda era estagiário no Fl@Net, página oficial do Flamengo na época. Participou do planejamento e lançamento do portal Globo.com, onde ficou por 7 anos, do site GloboEsporte.com, estruturando o esquema de reportagem 3G nos oito principais clubes do Rio e São Paulo, e do Extra Online, endereço eletrônico do jornal popular mais vendido em bancas, em 2007. Antes de assumir a coordenação do A Tarde On Line, em 2009, também passou pelo Globo Online. Atualmente é editor-coordenador do A Tarde On Line e responsável pela condução do Cidadão Repórter, projeto de produção de conteúdo colaborativo.

Suzana Barbosa | Facom/Ufba
Doutora (2007) a e mestre (2002) em Comunicação e Cultura Contemporâneas também pela Universidade Federal da Bahia-Ufba. Com pós-doutrado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008). É professora do Departamento de Comunicação (Jornalismo) da Ufba. Integra o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJol/Ufba) e a rede de pesquisa do projeto de cooperação internacional Jornalismo na Internet: Um estudo Comparado dos Cibermeios Brasil/Espanha (Capes/DGU 140/07). Como jornalista, trabalhou como repórter, colunista e subeditora em jornais de Salvador, em web sites jornalísticos e em assessorias de comunicação. Também atuou como jornalista free-lancer para jornais, revistas e publicações especializadas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Jornalista Multimídia: que profissional é esse?

Diante de tantas mudanças no mercado de trabalho em função das novas mídias, cada vez mais se fala no "jornalista multimídia". Aquele profissional que as empresas querem. O profissional que deveria ser formado na faculdade. Mas, existe mesmo o jornalista multimídia? O que significa dizer isso? Conhecer as diversas linguagens basta?

No próximo debate do Ciclos de Jornalismo, você vai ouvir um jornalista que produz para as várias mídias na Agecom; vai poder conhecer os desafios do G1 Bahia, lançado há apenas duas semanas; vai saber mais sobre o A Tarde On Line e discutir esse conceito de "jornalista multimídia"; e poderá, inclusive, perguntar aos palestrantes, pois estamos prevendo cerca de 1 hora para a participação do público.

Para você começar a afinar, leia a excelente entrevista que André Deak fez com  Pedro Fehlauer, fotógrafo, um dos três fundadores da Garapa.